26 de setembro de 2013

B.E.



Prosseguindo com as análises, segue-se a análise às prioridades do Bloco de Esquerda e do seu candidato Hugo Evangelista. Apesar de não ter chegado ao correio qualquer informação sobre a campanha deste partido, conseguimos aceder às propostas através do link divulgado na página de facebook da candidatura. Passemos à apresentação das propostas.

1 Centro comunitário centralizando serviços médicos, fisioterapia, apoio jurídico e outros serviços a custos reduzidos a toda a Penha de França;
2 Creche/Jardim de Infância com horário alargado e Lar e Centro de Dia para Idosos, podendo aproveitar edifícios atualmente devolutos, em colaboração com a autarquia;
3 Serviço de transporte gratuito de idosos e pessoas com mobilidade reduzida para deslocações dentro da freguesia;
4 Libertar o espaço público para os peões, ordenando o estacionamento e a construção de silos;
5 Programa de combate às barreiras arquitetónicas e promoção de acessibilidade (nivelação de passeios e elevação de passadeiras e instalação de sinalização sono nos semáforos, recolocação da sinalização de forma a desimpedir os passeios);
6 Apoiar a reabilitação urbana dos edifícios devolutos e a criação de bolsa de arrendamento a custos reduzidos, junto da autarquia. Recuperação do património edificado e a sua afetação ao usufruto da população;
7 Acompanhar o projeto de reabilitação das Torres do Alto da Eira e lutar por obras de conservação e reparação na Quinta do Lavrado e Bairro do Horizonte;
8 Reivindicar a revogação e reavaliação do plano de pormenor do Vale de Santo António, aprofundando o processo de participação pública;
9 Sistema de recolha seletiva de lixo "porta-a-porta";
10 Criação e dinamização de espaços de cultura e lazer e apoio a atividades artísticas amadoras, como o teatro, a música e a dança e outras, contemplando o horário pós-laboral e fins de semana;
11 Internet sem fios, pública e gratuita, na bibliotecas, jardins e outros espaços públicos;
12 Apoiar clubes desportivos, centros recreativos e outras coletividades da freguesia, promovendo o seu funcionamento em horários pós-laboral e fins de semana;
13 Melhorar o processo de Orçamento Participativo, de forma mais clara e abrangente e com maior montante.

De forma geral as propostas apresentadas são bastantes específicas e têm associadas medidas mensuráveis e realistas. Porém, achamos que as propostas 7, 10 e 12 fogem um pouco à regra e não indicam de forma clara como poderia ser alcançado este objetivo.
Questão
Para as propostas 10 e 12 questionamos a forma como seria dado apoio aos clubes desportivos e outras coletividades e espaços de cultura seria feito de que forma. Verbas, proporcionando novas instalações, divulgação, organização conjunta de eventos?

Quanto à proposta número 1 acreditamos na relevância de possuir vários serviços médicos, sobretudo a custos reduzidos, mas ficam dúvidas quanto ao termo "centralizando".
Questão
Por centralizar serviços entende-se a eliminação de um dos centros de saúde, para passar a ter todas as valências, médicas e não só, num só lugar?

Na proposta número 2 também partilhamos a convicção de que na nossa freguesia seriam necessárias mais infraestruturas para servir os mais jovens e os mais idosos.
Questão
Gostaríamos de saber se estas duas estruturas poderiam ser planeadas e executadas no espaço temporal de um mandato.

Também a proposta número 3 partilha vários pontos em comum com propostas apresentadas com outros candidatos. À semelhança do que foi questionado anteriormente, gostaríamos de saber.
Questão
Este serviço funcionaria como complemento ao LX Porta-a-Porta ou seria um novo serviço?

Já a proposta número 4 começa de uma forma algo vaga, mas termina com uma medida real e que não foi referida pelos restantes candidatos. Tendo em conta o verdadeiro problema de estacionamento nesta zona, a construção de silos será, provavelmente, uma solução inevitável e desejável num futuro próximo.

A quinta proposta reveste-se igualmente de grande importância, não só para garantir acessibilidades para todos e uma freguesia mais inclusiva, mas também para alcançar uma freguesia mais segura. Dado que existem ruas perfeitamente caóticas na freguesia, em que o estacionamento é selvagem e o excesso de velocidade constante, como a Av. General Roçadas, estamos particularmente de acordo com a elevação de passadeiras.

A proposta número 6, também apresentada por outras candidaturas parece-nos relevante no que respeita à bolsa de arrendamento, dado que essa é uma opção a que cada vez mais pessoas recorrem. Quanto à parte da reabilitação urbana, parece-nos relevante, mas carece de informação específica sobre o que deveria ser feito.
No que diz respeito à 8ª proposta regressamos a um dos temas em que temos especial interesse, o Vale de Santo António.
Questão
Embora partilhemos da opinião da reavaliação do Vale de Santo António, gostaríamos que houvesse um abandono completo do plano de urbanização e loteamento e que todo aquele espaço desse origem à criação de um parque verde, com valências desportivas e ambientais. Qual a posição do Bloco de Esquerda?

A proposta número 9 parece-nos igualmente aceitável. É um modelo que funciona noutros locais e que poderá ter tudo para também funcionar nesta freguesia.

A proposta 11, é também uma proposta partilhada por outras candidaturas e que faz, a nosso ver, todo o sentido. Pelo menos a biblioteca, os locais onde funcionam os serviços e equipamentos da junta e os jardins deveriam ter Internet Wireless gratuita.

A última proposta parece-nos também uma medida razoável. Uma vez que a autonomia e o orçamento das freguesias vão crescer, faz sentido que também o orçamento para o OP seja ajustado à nova realidade.

Sem comentários: