22 de setembro de 2013

MAPES - Mais Penha e São João



Como prometido, começamos por apresentar as propostas comunicadas pelo MAPES. É óbvio que a análise de uma candidatura não se esgota nas suas propostas, mas estas são a face visível de cada candidatura e a promessa do que cada um de nós poderá esperar ao depositar o seu voto.

O MAPES é um movimento independente de vizinhos que apresenta pela primeira vez a sua candidatura à freguesia da Penha de França. Um movimento constituído por pessoas independentes que são também moradores da freguesia.
As propostas:
1 Desenvolver a economia local fazendo das competências da junta de freguesia oportunidades de trabalho para os vizinhos;
2 Implementar o transporte solidário de pessoas (porta-a-porta);
3 Fazer da higiene urbana uma prioridade;
4 Reabrir a piscina;
5 Criar percursos lúdicos e espaços de lazer como incentivo a uma população ativa;
6 Proporcionar pontos de acesso gratuitos à Internet;
7 Instituir um balcão de apoio multiserviços e uma bolsa de arrendamento.

A análise:
Se um movimento sem partidos pode, nos dias que correm, gerar alguma empatia imediata, é necessário que numa segunda fase as propostas não se confundam com aquilo que constantemente é anunciado pelos poderes políticos mais cristalizados. Ao analisarmos mais demoradamente as propostas verificamos que das 7 propostas apresentadas apenas 5 são verdadeiras propostas. A proposta nº 1 é uma ideia que não só se reveste de uma difícil possibilidade de realização como pode acabar por favorecer o clientelismo e uma distribuição desigual das oportunidades de trabalho. A junta de freguesia deve ser um local para pessoas dedicadas, responsáveis e diligentes e não para algumas pessoas que residam na freguesia. No campo das ideias temos ainda a proposta número 3. Fazer de algo uma prioridade não transmite qualquer tipo de informação quanto ao que vai ser feito, como, quando ou com que recursos. Apesar de perceber e concordar com a ideia deveria ser referido algo mais específico, mensurável e real (ex: criar brigadas de limpeza / duplicar o número de ações de limpeza da rua / Criação de uma linha prioritária para comunicar situações de falta de higiene urbana, etc.).  Arredadas as ideias, passemos às propostas.

A proposta 2 parece-me ter bastante pertinência para uma freguesia envelhecida como a nossa. Tudo o que puder ser feito para melhorar a qualidade de vida e participação de uma grande fatia da nossa população será um importante contributo.
Questões
Esse transporte será criado de raiz ou será articulado com o serviço já existente do Lisboa Porta a Porta? Será um reforço desse serviço? Quais os custos para os utilizadores? Qual o critério de elegibilidade?

Saltando para a proposta número 4, dificilmente poderia haver ação que os moradores da nossa junta mais gostassem de ver tomada: a reabertura da piscina. Neste ponto, dado o tempo a que a piscina está fechada, gostaria de ver um compromisso temporal por parte de  todos os candidatos.
Questão
Tendo em conta que envidariam todos os esforços possíveis, com quanto tempo se comprometiam para a abertura deste espaço que priva todos os habitantes desta zona de algo tão fundamental para o ensino, prática desportiva e manutenção da saúde e do bem-estar?
A 5º proposta, apesar de a termos considerado como tal, carece na verdade de muitas explicações. Se a primeira parte, Criação de Percursos Lúdicos, é perfeitamente compreensível e imaginável a segunda deixa muitas interrogações.
Questão
Pretendem criar mais áreas de lazer ou aproveitar melhor as existentes? Se pretendem criar novas, quais e com que valências? Já se o pretendido é um melhor aproveitamento das existentes, a quais se referem e o que mudariam?

A proposta número 6 é bem mais pragmática e objetiva. Não existem na freguesia, nem em grande parte de Lisboa, suficientes pontos de acesso gratuito à Internet. O acesso gratuito à Internet deve ser um direito de todos, ocupando especial relevância no campo do lazer, informação e combate ao isolamento.

A sétima e última proposta, embora relevante, já é realizada em alguma medida pelas juntas. É evidente que quanto mais serviços possam ser realizados no âmbito de proximidade com os fregueses melhor será a sua qualidade de vida, mas para isso importa saber quais os serviços identificados na proposta.
Questão
Quais os serviços que gostariam de disponibilizar e que acreditam ser relevantes para os nossos fregueses?

Este post será enviado por e-mail para a caixa de correio do candidato e será publicado na sua página de facebook. Assim que houver resposta a informação será atualizada e o título alterado para (com resposta do candidato).

Deixo os links para mais informação sobre o movimento:
Site
Facebook

Sem comentários: